24/03/2011 - 16h42 - Em: Notícias

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), se reúne com a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescente Desaparecidos (ReDESAP), na sexta-feira (25) para abrir a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, em Brasília (DF).

A Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida foi instituída pela Lei nº 12.393/2011 em 4 de março deste ano e será comemorada anualmente no período de 25 a 31 de março. Durante essa semana serão desenvolvidas atividades que promovam a busca e a defesa das crianças desaparecidas no território nacional.

Parcerias – Para manter a mobilização a SDH fez parcerias com a Caixa Econômica Federal que divulga fotos de crianças e adolescentes desaparecidos por meio dos bilhetes lotéricos; os Correios; o Departamento de Policia Rodoviária Federal; a Central dos Transportes e recentemente apoiou a campanha Siga Bem Crianças da Petrobrás  e com o Centro Universitário de Brasília (Uniceub) que divulga em seu site e no material gráfico de campanhas dos vestibulares.

Em 2010, em parceria com a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Faespe) foram realizados cursos de capacitação para os agentes da Redesap. A rede é formada pela Polícia Militar, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal, conselheiros de direito e representantes de ONG’s dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pará, Sergipe e Distrito Federal. Os cursos serão ampliados para o Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Ceará.

Outra parceria importante foi com o Departamento de Policia Federal com o objetivo de criar o Banco de Dados Nacional de Perfis Genéticos de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, através da obtenção de material genético dos familiares de crianças e adolescentes desaparecidos, de crianças e adolescentes de filiação incerta e de restos mortais não identificados de crianças e adolescentes.