O programa Itaú Criança, que integra os investimentos sociais do banco, oferecerá este ano 7 milhões de livros infantis.

São Paulo, 2 de outubro de 2012 – O Itaú lança  no dia 3 de outubro campanha nacional de incentivo à leitura para crianças.  Nesta ação, que contará com forte mobilização destinada a sensibilizar a sociedade para a importância da educação,  o adulto é convidado a ler para uma criança. Para apoiar esse convite, serão oferecidas gratuitamente 2,34 milhões de Coleções Itaú de livros infantis, totalizando 7 milhões de livros.

As coleções, voltadas para crianças de até 5 anos, são compostas por três títulos recomendados por especialistas em literatura infantil, folheto com dicas de leitura e adesivo. Serão disponibilizados os títulos: Lino, de André Neves (Editora Callis); Poesia na varanda, de Sônia Junqueira (Editora Autêntica); e O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood (Editora Brinque-Book). A iniciativa, do programa Itaú Criança, integra amplo conjunto de programas que são parte do investimento social do banco. O objetivo é contribuir para uma educação de qualidade, direito fundamental de todas as crianças e os adolescentes.  Desde 2010, outras coleções e mais de 22 milhões de livros foram entregues pelo programa. “A campanha é uma forma de colocarmos em pauta a questão da leitura e convocarmos toda a sociedade a refletir sobre a importância de estimular esse hábito, como forma de garantir o direito de aprendizagem a todas as crianças e aos adolescentes”, pontua Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social.  

“Ao investir na causa da educação, o Itaú demonstra seu forte compromisso com o processo de transformação vivido por nossa sociedade. Procura, com exemplaridade, dar a sua contribuição para que nossas crianças tenham mais chances de se desenvolver, aprender e obter as melhores condições para sua inserção econômica e cidadã na sociedade. O papel de cada adulto é essencial para essa transformação”, complementa Matias.

Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais interessados em aderir à mobilização têm acesso às coleções por meio do site www.itau.com.br/itaucrianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado gratuitamente pelos correios em até 20 dias para todo o país.

A ação conta com amplo apoio da rede de negócios do Itaú, que dispõe de cerca de cinco mil agências, e mobiliza seus colaboradores para a ação voluntária. Os funcionários poderão escolher escolas públicas, ONGs, bibliotecas comunitárias e creches para realizar uma atividade de leitura, atuando como agentes de mobilização. Além dos livros para o público em geral, serão adicionalmente disponibilizadas seis mil Bibliotecas Itaú Criança, oferecidas às organizações onde acontecerão essas ações. Cada biblioteca é composta por 100 títulos criteriosamente selecionados e voltados para o público infanto-juvenil e adulto.

Os colaboradores do banco engajados na campanha estão participando de oficinas oferecidas pelo programa Voluntários Itaú Unibanco em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Brasília e Recife. Esses voluntários irão realizar ações de mediação de leitura em ONGs locais, com o apoio dos livros que compõem a biblioteca, ao longo dos meses de outubro e novembro.

“Cada vez mais o Itaú reafirma o propósito de ser um agente de transformação para inspirar mudanças de atitude e promover o desenvolvimento das pessoas, da sociedade e do país. Acreditamos que a educação e a cultura são os principais caminhos para essa transformação. Por isso, elas são a base de nossas principais iniciativas, sejam as que promovemos diretamente, sejam aquelas que contam com nosso apoio”, afirma o vice-presidente do Itaú Unibanco, Zeca Rudge. 

Em 2011, os investimentos sociais e culturais do Itaú alcançaram o valor de R$ 293,8 milhões, com destaque para o total de recursos destinados para a educação e a cultura, que atingiram o montante de R$ 184,2 milhões. Além disso, O Itaú investiu R$ 54,8 milhões em outros 66 projetos, por meio da Lei Rouanet. Esses recursos foram empregados em oito estados brasileiros.

Já por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a instituição destinou R$ 12 milhões a 13 projetos relacionados a esportes de alto rendimento, esporte educacional, participação e lazer em 12 estados brasileiros.

Sobre a Fundação Itaú Social – A Fundação Itaú Social atua em todo o Brasil em parceria com as três esferas de governo, o setor privado e organizações da sociedade civil, com o objetivo de formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação econômica de projetos sociais. Seu foco de atuação são as áreas de educação integral, gestão educacional, avaliação econômica de projetos sociais e mobilização social.

Fonte:
Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social
Conteúdo Comunicação Tel.: (11) 5056- 9800
Rose Silva ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) – cel.: (11) 9230-0689
Luana Dalmolin ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) – cel.: (11) 7889-7566
Michelle Barreto ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) – cel.:(11) 99345-5711