ADOLESCENTES ENCERRAM A III CGTI 

Durante a Conferência eles fizeram a cobertura educomunicativa e prepararam a "Declaração dos Adolescentes para a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil", lida no início da cerimônia para representantes de mais de 150 países, ministros e o ex-presidente Lula

Foram encerradas nesta quinta-feira, 10 de outubro, as atividades da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, que reuniu delegações de 130 países para reafirmarem o compromisso de erradicar, até 2016, as piores formas de trabalho envolvendo crianças. E um dos momentos do último dia contou com a presença dos adolescentes brasileiros que realizaram a cobertura educomunicativa do evento.

Com a presença do ex-presidente Lula, do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder, e dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, do Trabalho, Manoel Dias, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, os adolescentes apresentaram suas produções em mídia e leram a Declaração dos Adolescentes que, entre outros pontos, afirmaram a necessidade dos governos facilitarem a participação de crianças e adolescentes nos espaços de tomadas de decisão. Leia, abaixo, a íntegra da carta.

E-mail
Imprimir
PDF

                                                    

Ministra Maria do Rosário entrega equipamentos a 1000 conselhos tutelares na 2ª feira (14)


A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República


(SDH/PR), fará nesta segunda-feira (14), às 14 horas, a entrega simbólica de  1.000 conjuntos de equipamentos  para Conselhos Tutelares de todo país.  A assinatura dos termos de doação será realizada juntamente com a entrega do  Prêmio Amigas e Amigos do 100, em comemoração aos dez anos de funcionamento do Disque Direitos Humanos – Disque 100, no Museu da República, em Brasília.

Conselheiros Tutelares, Prefeitos e representantes dos municípios beneficiados que atuam na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes participarão da cerimônia. O objetivo de valorizar as ações voltadas à proteção das crianças e dos adolescentes e fomentar o compromisso dos governos municipais com o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.  O conjunto de equipamentos para uso do Conselho Tutelar é formado por um automóvel, cinco computadores, uma  impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.

Disque 100 - É um serviço de utilidade pública da SDH/PR destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem populações mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.  Ao serviço cabe, também, disseminar informações e orientações sobre ações, programas, campanhas, direitos e de serviços da rede de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

Assinatura do Termo de Adesão de doação de equipamentos para os Conselhos Tutelares e Entrega do Prêmio 10 anos do Disque 100

Data: segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Horário: 14 horas

 
E-mail
Imprimir
PDF

Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lançada nesta quarta (15)

Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançam, nesta quarta-feira (15), em Brasília, a campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças”. O objetivo principal da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Mais de três mil municípios de todos os estados brasileiros participam das mobilizações em torno da data. Serão realizadas Palestras, seminários, workshops, caminhadas, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.
Durante a celebração acontecerá à entrega oficial da 3ª Edição do Prêmio Neide Castanha. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis no enfrentamento da violência sexual. Também está previsto na Solenidade o Lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes revisado.

Durante toda a manhã, serão realizadas apresentações culturais, shows e atividades recreativas. O evento conta também com a participação da Caravana Siga Bem, que desenvolve projetos voltados para a proteção da infância e da adolescência no Brasil.


Fonte: Portal SDH.



E-mail
Imprimir
PDF

     

 Fórum Mundial de Diretos Humanos abre inscrições para  participantes individuais.

Todas as pessoas interessadas podem participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH, que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro de 2013. Para assistir às conferências, aos debates, participar das atividades autogestionadas e visitar as mostras e feiras é preciso se inscrever aqui: http://bit.ly/1hxgvtc

As inscrições de participantes individuais ficarão abertas no site do FMDH até o dia 9 de dezembro, um dia antes do início do Fórum. A partir desta data, só serão aceitos novos participantes que se inscreverem no local de realização do evento.

Para maiores informações à respeito acesse:

WWW.FMDH.SDH.GOV.BR 

E-MAIL: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  



E-mail
Imprimir
PDF

A Caravana mobilizará autoridades públicas, sociedade civil, crianças e adolescentes e escolas para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil


Coordenada pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil dos sete estados da região Norte do Brasil, com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Caravana do Norte tem como objetivo articular a sociedade civil e autoridades públicas para fortalecer as ações locais no enfrentamento ao trabalho infanti e definir estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.



A Caravana do Norte terá início no dia 6 de maio em Boa Vista Roraima, e seguirá pelos demais estados até o final do mês de junho. A mobilização será marcada com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado, às 9h30. À tarde, será realizada uma Audiência com a Prefeita Teresa Surita, na Prefeitura Municipal de Boa Vista, às 16h. Representantes das entidades parceiras, tais como Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Organização Internacional do Trabalho já confirmaram presença nas audiências.

No dia 07, às 8h30, uma passeata ao Centro Cívico sairá da Escola Lobo Dalmada. À tarde será realizada uma Audiência Pública no município de Alto Alegre. No dia 08 serão realizadas oficinas nas escolas estaduais e municipais e uma Audiência Pública no município de Normandia. No dia 09 haverá Audiência Pública nos municípios de Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis. E no dia 10, um seminário reunirá  200 crianças e adolescentes no auditório do Corpo de Bombeiros.

A Caravana será marcada pela sequência de mobilizações nos demais estados. Em seguida à Roraima, cumprirá o seguinte percurso: Rondônia nos dias 22 e 23 de maio; Amapá no dia 6 de junho; Amazonas de 05 a 15; Tocantins no dia 14; Acre de 17 a 21 e o Pará encerrará a Caravana no dia 26 de junho.


O cata-vento

O elo entre as caravanas estaduais é simbolicamente marcado pelo cata-vento colorido e pela realização de mobilizações em um espaço de tempo compreendido entre 06 maio e 26 de junho de 2013. O cata-vento - símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil - é o ícone da Caravana do Norte e será levado pelas crianças e adolescentes nas audiências públicas com autoridades, caminhadas  e nas mobilizações.

A Caravana do Norte é realizada com o apoio da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho e as entidades integrantes do Fórum Nacional.


Fonte: http://www.fnpeti.org.br acesso em 02/05/2013 - 09:42.
Leia outras notícias Clicando Aqui.

E-mail
Imprimir
PDF