Fórum Mundial de Diretos Humanos abre inscrições para  participantes individuais.

Todas as pessoas interessadas podem participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos - FMDH, que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro de 2013. Para assistir às conferências, aos debates, participar das atividades autogestionadas e visitar as mostras e feiras é preciso se inscrever aqui: http://bit.ly/1hxgvtc

As inscrições de participantes individuais ficarão abertas no site do FMDH até o dia 9 de dezembro, um dia antes do início do Fórum. A partir desta data, só serão aceitos novos participantes que se inscreverem no local de realização do evento.

Para maiores informações à respeito acesse:

WWW.FMDH.SDH.GOV.BR 

E-MAIL: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  



E-mail
Imprimir
PDF

Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lançada nesta quarta (15)

Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançam, nesta quarta-feira (15), em Brasília, a campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças”. O objetivo principal da campanha é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Mais de três mil municípios de todos os estados brasileiros participam das mobilizações em torno da data. Serão realizadas Palestras, seminários, workshops, caminhadas, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.
Durante a celebração acontecerá à entrega oficial da 3ª Edição do Prêmio Neide Castanha. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis no enfrentamento da violência sexual. Também está previsto na Solenidade o Lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes revisado.

Durante toda a manhã, serão realizadas apresentações culturais, shows e atividades recreativas. O evento conta também com a participação da Caravana Siga Bem, que desenvolve projetos voltados para a proteção da infância e da adolescência no Brasil.


Fonte: Portal SDH.



E-mail
Imprimir
PDF

A Caravana mobilizará autoridades públicas, sociedade civil, crianças e adolescentes e escolas para discutir o enfrentamento ao trabalho infantil


Coordenada pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil dos sete estados da região Norte do Brasil, com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Caravana do Norte tem como objetivo articular a sociedade civil e autoridades públicas para fortalecer as ações locais no enfrentamento ao trabalho infanti e definir estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes.



A Caravana do Norte terá início no dia 6 de maio em Boa Vista Roraima, e seguirá pelos demais estados até o final do mês de junho. A mobilização será marcada com uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado, às 9h30. À tarde, será realizada uma Audiência com a Prefeita Teresa Surita, na Prefeitura Municipal de Boa Vista, às 16h. Representantes das entidades parceiras, tais como Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Direitos Humanos, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Organização Internacional do Trabalho já confirmaram presença nas audiências.

No dia 07, às 8h30, uma passeata ao Centro Cívico sairá da Escola Lobo Dalmada. À tarde será realizada uma Audiência Pública no município de Alto Alegre. No dia 08 serão realizadas oficinas nas escolas estaduais e municipais e uma Audiência Pública no município de Normandia. No dia 09 haverá Audiência Pública nos municípios de Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis. E no dia 10, um seminário reunirá  200 crianças e adolescentes no auditório do Corpo de Bombeiros.

A Caravana será marcada pela sequência de mobilizações nos demais estados. Em seguida à Roraima, cumprirá o seguinte percurso: Rondônia nos dias 22 e 23 de maio; Amapá no dia 6 de junho; Amazonas de 05 a 15; Tocantins no dia 14; Acre de 17 a 21 e o Pará encerrará a Caravana no dia 26 de junho.


O cata-vento

O elo entre as caravanas estaduais é simbolicamente marcado pelo cata-vento colorido e pela realização de mobilizações em um espaço de tempo compreendido entre 06 maio e 26 de junho de 2013. O cata-vento - símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil - é o ícone da Caravana do Norte e será levado pelas crianças e adolescentes nas audiências públicas com autoridades, caminhadas  e nas mobilizações.

A Caravana do Norte é realizada com o apoio da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho e as entidades integrantes do Fórum Nacional.


Fonte: http://www.fnpeti.org.br acesso em 02/05/2013 - 09:42.
Leia outras notícias Clicando Aqui.

E-mail
Imprimir
PDF

Para comemorar o 10º aniversário do Dia Internacional da Internet Segura, inciativa coordenada pela SaferNet no Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Safernet e IIDAC organizam um bate-papo virtual sobre Cidadania na internet e os adolescentes, destacando dicas e cuidados para proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes também na web. O chat acontecerá no dia 04 de fevereiro, às 15h no link: http://www.rejupe.org.br/bate-papo

"Direitos e deveres on-line. Conecte-se com respeito!"

Quer compartilhar suas experiências sobre o tema com especialistas e outros internautas do país? Envie seus dados (nome, idade e email) ao endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Dentre os participantes deste bate-papo iremos selecionar as melhores colocações e perguntas para levar ao "Hangout: Cidadania on-line: o que fazemos e o que queremos" que ocorrerá no dia 05/02 às 16h com a participação da Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; o blogueiro e apresentador, Marcelo Tas e o Deputado Jean Wyllys. Confira mais, curta e compartilhe em:

http://www.diadainternetsegura.org.br


Construir uma internet que respeita os direitos humanos depende de todos nós!

E-mail
Imprimir
PDF

Brasília - O brasileiro Wanderlino Nogueira Neto foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da votação foi anunciado na tarde de hoje (18), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê, que tem como função acompanhar a implementação das normas da Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por 193 países, entre eles o Brasil.  Atualmente, o comitê é composto por dezoito membros.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF