Brasília - O brasileiro Wanderlino Nogueira Neto foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da votação foi anunciado na tarde de hoje (18), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê, que tem como função acompanhar a implementação das normas da Convenção dos Direitos da Criança, ratificada por 193 países, entre eles o Brasil.  Atualmente, o comitê é composto por dezoito membros.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

Instituto Alana e Ministério do Meio Ambiente lançam cartilha sobre relação entre consumismo infantil e sustentabilidade com dicas e sugestões para pais e educadores.

Um evento em Brasília marcou o lançamento do caderno “Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, uma parceria do Instituto Alana com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo da publicação é ajudar os pais e educadores a trabalharem com as crianças a diferença entre o “querer” e o “precisar”, além de abordar temas como sustentabilidade, descarte e consumo.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

Brasília/Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2012 – A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj) divulgaram hoje os novos dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). O estudo apresenta, em sua quarta edição, dados relativos aos anos de 2009 e 2010. O IHA permite estimar o risco de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, perderem a vida por causa de assassinatos.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

O SIPIA é uma ferramenta muito útil no combate aos diversos tipos de violações aos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. O Sistema oferece uma base de dados detalhada que serve de base para a atuação dos diversos agentes que compõem a rede de defesa de direitos. Para ilustrar melhor a eficiência do SIPIA, escolhemos alguns casos de sucesso na utilização do sistema. O objetivo é demonstrar na prática a importância e praticidade em utilizar as informações para proteger meninos e meninas de nosso país de forma eficiente e rápida.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

Para um adolescente de hoje em dia, ficar sem Internet é o mesmo que um jovem dos anos 80 não ouvir seus discos favoritos. Todo jovem dos dias atuais gosta de navegar pela Internet, possui contatos nas redes sociais e mantém contato com amigos próximos e distantes. E nada melhor para estabelecer redes de contatos com objetivos comuns do que a Internet.


Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF