Estudo realizado pela Fundação Itaú Social em parceria com Datafolha indica que, apesar da valorização dessa prática, ela é pouco disseminada entre adultos

São Paulo, 2 de outubro de 2012 - Uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Social junto com o Instituto Datafolha avaliou a percepção dos brasileiros em relação à importância do incentivo à leitura para crianças pequenas. Para 96% dos participantes, incentivar crianças de até cinco anos de idade a gostar de ler é importante (20%) ou muito importante (76%). Apenas 2% responderam que a prática é mais ou menos importante, 1% a considera pouco importante e 1% não a considera nada importante.

Entre os que atribuíram a nota 5, máxima na escala de importância sugerida aos entrevistados durante a pesquisa de campo, a maioria são mulheres, jovens e entrevistados que possuem mais escolaridade e poder aquisitivo. Já entre os que optaram pela nota 4, segunda na escala, na ordem decrescente, destacam-se os mais velhos e menos favorecidos em formação educacional e nível socioeconômico.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF



O programa Itaú Criança, que integra os investimentos sociais do banco, oferecerá este ano 7 milhões de livros infantis.

São Paulo, 2 de outubro de 2012 – O Itaú lança  no dia 3 de outubro campanha nacional de incentivo à leitura para crianças.  Nesta ação, que contará com forte mobilização destinada a sensibilizar a sociedade para a importância da educação,  o adulto é convidado a ler para uma criança. Para apoiar esse convite, serão oferecidas gratuitamente 2,34 milhões de Coleções Itaú de livros infantis, totalizando 7 milhões de livros.

As coleções, voltadas para crianças de até 5 anos, são compostas por três títulos recomendados por especialistas em literatura infantil, folheto com dicas de leitura e adesivo. Serão disponibilizados os títulos: Lino, de André Neves (Editora Callis); Poesia na varanda, de Sônia Junqueira (Editora Autêntica); e O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood (Editora Brinque-Book).

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF


Acontece no próximo dia 28 de setembro de 2012, o Dia do Debate Geral no Brasil, que terá como tema: “Os Direitos das Crianças e dos Adolescentes no Contexto da Migração Internacional". O evento, que acontece das 13:00 às 17:00 na Sede da UMBRASIL em Brasília, é promovido pelo Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com a União Marista do Brasil (UMBRASIL) e com o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

Os juízes paulistas, principalmente do interior do Estado, internam com frequência crianças e adolescentes na Fundação Casa pegos com droga pela primeira vez alegando que a medida é a melhor forma de combater a dependência química. “Essa é uma das principais justificativas do Judiciário para internar os adolescentes, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, explica a defensora pública Leila Rocha Sponton, da Infância e Juventude.

Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF

O Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente está disponibilizando no Portal o link de diversas oportunidades para envio de projetos. São editais com prazos diversos e para várias áreas e que selecionam projetos que contribuam para o desenvolvimento humano, econômico, social, entre outros. Os valores pagos variam de acordo com a atividade. Interessados podem clicar nos links e participar das seleções.


Leia mais...

E-mail
Imprimir
PDF